janeiro 2, 2025

Governador Jerônimo Rodrigues defende abordagem integrada para a segurança pública e destaca parcerias com municípios

 Governador Jerônimo Rodrigues defende abordagem integrada para a segurança pública e destaca parcerias com municípios

Foto: Joá Souza/GOVBA

A rádio Subaé retrasmituiu as informações no Subaé Notícias

Na manhã desta quinta-feira (24), durante entrevista à Rádio Sociedade de Salvador e a um pool de emissoras , o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, abordou o tema da segurança pública, destacando a importância de uma abordagem que vá além da atuação policial. Segundo o chefe do Executivo estadual, o papel da polícia deve ser visto como uma última instância, sendo precedido por medidas de prevenção social envolvendo famílias, escolas, igrejas e ações de integração comunitária. Veja aqui

“A polícia deve ser o último recurso”

Rodrigues defendeu que o tema da segurança pública não pode se resumir à atuação policial. “Para mim, a polícia deve ser o último tema a ser explorado na segurança pública. Antes disso, temos o papel das famílias na formação das crianças, das igrejas, das escolas, do emprego, da cultura e do esporte. Esses são fatores que ajudam a criar ambientes mais seguros”, afirmou. O governador também agradeceu às instituições religiosas, como igrejas evangélicas, católicas e terreiros, por seu papel na construção de uma cultura de paz.

Investimentos em segurança e aumento de efetivo

Apesar de ressaltar a importância das medidas preventivas, Rodrigues destacou os investimentos feitos em segurança pública no estado. Ele mencionou a entrega recente de viaturas, ônibus e armamentos, realizada com o apoio do governo federal. “Eu gostaria que esses recursos fossem destinados a esporte e cultura, mas precisamos nos antecipar ao crime organizado”, disse. O governador rebateu declarações do prefeito de Salvador sobre uma suposta redução no efetivo policial, afirmando que, em seus dois anos de gestão, houve a contratação de quatro mil policiais militares, além da ampliação da Polícia Penal e de delegados e agentes civis.

Parceria com municípios para a segurança

Rodrigues também destacou a importância da parceria com os municípios na implementação de medidas de segurança pública. Ele mencionou a cidade de Feira de Santana, onde se reuniu com o prefeito para elaborar um plano municipal de segurança. “O município também é corresponsável pela segurança, seja com a iluminação pública ou com a assistência social. Quando tratamos de população de rua, por exemplo, não é só um tema de polícia, é um tema de assistência”, explicou.

O governador ainda enfatizou a atuação da Polícia Militar, Civil e dos agentes penitenciários na Bahia, citando operações recentes para combater o crime dentro dos presídios, como a apreensão de armas, drogas e celulares. Além disso, mencionou a instalação de câmeras e a utilização de equipamentos para bloquear sinais de telefonia nos presídios.

Com informações do Programa Subaé Noticias

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?