Operação Carros-Pipa: Mais de 2.000 abastecimentos realizados na zona rural este ano
Equipes de saúde do Feira IX realizam abordagem em bares para falar sobre saúde do homem
Durante a ação foi disponibilizado testes rápidos
A campanha Novembro Azul, que busca alertar sobre a prevenção do câncer de próstata, ganhou uma nova estratégia. Na sexta-feira (10), equipes das Unidades de Saúde da Família do Feira IX, Expansão e Morada Tropical realizaram uma blitz educativa sobre o tema em bares localizados nessa região.
Segundo a enfermeira, Flazia Gualberto, o objetivo da ação foi alcançar os moradores que, muitas vezes, não entendem a importância de realizar o exame toque retal e o Antígeno Prostático Específico (PSA).
“O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações, ter um tratamento menos doloroso e até para preservar a vida. Como a maioria dos homens costuma procurar o serviço de saúde apenas quando sente algo, nós decidimos ir até onde o nosso público está para oferecer o nosso suporte e prestar as instruções necessárias”, ressaltou.
Durante a ação, que contou com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), foram disponibilizados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, além de solicitações para exames laboratoriais.
Secom