maio 25, 2024

63 unidades da rede municipal realizam atendimentos com dentista

 63 unidades da rede municipal realizam atendimentos com dentista

A falta de higiene bucal correta pode gerar diversos problemas, a exemplo da cárie, perda dos dentes e até doenças no coração. Em Feira de Santana, o atendimento com dentista é realizado em 63 unidades da rede municipal de saúde, que prestam o serviço de forma gratuita.

Os Centros de Especialidades Odontológicas, Célia Pamponet e Maria de Lourdes Suzarte, dispõem de atendimento especializado em endodontia e periodontia. Para ter acesso, é necessário que o paciente seja avaliado por um dentista nas unidades de atenção básica, popularmente conhecidas como postos de saúde. Constatada a necessidade do atendimento especializado, a equipe local fará o encaminhamento.

Entre os serviços ofertados pelos CEOS estão os atendimento para crianças e pessoas com deficiência, estomatologista para cuidar de lesões na boca pré-malignas ou não, exames raio-x, tratamento de doença gengival, tratamento de canal, prótese dentária e cirurgia oral menor e o do siso impactado.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cassa, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Mangabeira e Subaé oferecem assistência em restauração de resina e amálgama, limpeza e aplicação de flúor. No Centro Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) também é disponibilizado suporte para os pacientes diagnosticados com infecções sexualmente transmissíveis.

Nas Unidades de Saúde da Família (USFs), o morador pode encontrar atendimento semelhante ao concedido nessas UBS. Além disso, são realizadas ações educativas e de escovação supervisionada junto a comunidade, visitas domiciliares e palestras durante os momentos de espera dos pacientes no local.

As Policlínicas Municipais dos bairros Parque Ipê, Rua Nova, Tomba e Feira X efetuam atendimentos de urgência, a exemplo de casos de dor e abscesso, extração, restauração e limpeza. O suporte é indicado às pessoas que não tem equipe de saúde bucal na unidade da área de cobertura, mas está aberto a toda população.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?