Junho Vermelho: Doação de sangue pode ser feita por agendamento

 Junho Vermelho: Doação de sangue pode ser feita por agendamento
Compartilhe

Os interessados devem pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos

A campanha Junho Vermelho, de incentvio à doação de sangue, está sendo promovida pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Hemoba. Devido à pandemia da Covid-19, o Hemoba está atendendo os doadores com hora marcada.

Para doar sangue em Feira de Santana, basta agendar preenchendo o formulário disponível no site: www.hemoba.ba.gov.br, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou por meio de ligação para o telefone: (75) 3614-1556.

Os interessados devem pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Já no caso de doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos. É necessário estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores, e não podem estar em jejum.

Além de estar em boas condições de saúde, o voluntário NÃO pode ter tido contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para o Coronavírus e estar fora do grupo de risco para a doença.
Os voluntários que foram infectados pelo Coronavírus e desejam doar, devem aguardar 30 dias após a recuperação.

As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19, devem aguardar 48 horas após aplicação de cada dose, no caso da CoronaVac, e 7 dias após aplicação de cada dose de AstraZeneca ou Pfizer.

O mês de junho é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue públicos e privados. A campanha mobiliza a população anualmente em todo o país e possui laço ou iluminação vermelha para representar o apoio e incentivo a doação de sangue.

Em Feira de Santana, a campanha passou a integrar o Calendário Oficial do município através da Lei nº 3.715.

Foto: Wevilly Monteiro (Secom)

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores