Centro de Zoonoses inicia castração de cães e gatos abandonados

 Centro de Zoonoses inicia castração de cães e gatos abandonados
Compartilhe

Centro de Zoonoses inicia castração de cães e gatos abandonados

Na próxima etapa serão contemplados os animais domésticos

A partir desta quinta-feira, 6, cães e gatos de rua levados pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) e os animais abandonados que passaram por tratamento no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) serão castrados. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana por meio de convênio com a Associação Protetora dos Animais (APA).

O serviço é gratuito e segue até o dia 20. Segundo a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, a expectativa é castrar 50 animais por dia, sempre nas terças e quintas-feiras, totalizando 250 animais nesta primeira etapa.

“A ação tem a finalidade de manter o controle populacional dos animais, evitando um problema de saúde pública”, explica a coordenadora, que também é médica veterinária.

Os animais que passaram pela cirurgia devem retornar à sede do órgão dez dias depois para a retirada dos pontos. Ainda de acordo com a coordenadora, os donos devem fazer a troca do curativo, oferecer alimentação adequada e administrar os medicamentos regularmente neste período.

Está prevista ainda a ampliação do serviço para os animais domésticos, sendo beneficiados os pets que obedeçam aos critérios estabelecidos pelo CCZ. Em breve o cadastro dos cães e gatos será anunciado pelo órgão.

Secom -foto: Raylle Ketlly

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores