Ação para caminhoneiros será acompanhada por representante do Ministério da Saúde

 Ação para caminhoneiros será acompanhada por representante do Ministério da Saúde
Compartilhe

Foto: Thiago Paixão

Evento ocorre neste sábado, 27, na BR 324, a partir de 8h
Caminhoneiros que trafegam pela BR 324, em Feira de Santana, serão beneficiados com o Circuito Saúde e a entrega dos Cartões de Saúde do Caminhoneiro nos Pontos de Parada e Descanso (PPD), no Posto São Gonçalo, a partir de 8h neste sábado, 27.

A iniciativa é da Prefeitura de Feira por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação ocorre na perspectiva de ampliar a visibilidade das ações de Atenção Primária à Saúde, alusiva à atenção integral à saúde do homem, com foco nos caminhoneiros. O evento tem presença confirmada do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.

Feira de Santana está entre os 35 municípios brasileiros que recebem recursos do Governo Federal para investir em ações de saúde voltadas aos caminhoneiros. O incentivo, no valor de R$ 30 mil, é destinado ao desenvolvimento de ações da Atenção Primária à Saúde.

“Esse incentivo e esse reconhecimento de ter pessoas do Ministério da Saúde acompanhando e valorizando as nossas ações mostram que Feira deu um passo à frente e está no caminho certo para ampliar os serviços ofertados, aumentando a adesão desse público aos programas”, explica Isabela Machado, referência técnica em Saúde do Homem.

Para alinhar as ações entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde, Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), visando melhorar a qualidade do atendimento ofertado aos caminhoneiros, uma reunião será realizada na manhã desta sexta-feira, 26.

No mesmo dia, à tarde, será realizada uma oficina do Ministério da Saúde para os agentes comunitários, sobre a Nota Técnica nº11/2021- COSAH; CGCIVI/DAPES/SAPS/MS, que versa sobre as estratégias de ampliação do acesso da população masculina à Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase sobre a atuação do Agente Comunitário de Saúde (SCS): e Cartão de Saúde do Caminhoneiro e Caminhoneira – ACS e outros profissionais de saúde.

Foto: Thiago Paixão_ Secom

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores