Incêndio na Chapada Diamantina está fora de controle, diz Parque

002

002

O incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina está fora de controle, informou neste sábado (14) o chefe interino do Parque, Cézar Gonçalves.

De acordo com informações do Jornal da Chapada, a situação é complicada nas regiões do Vale do Capão (Palmeiras), Rio Mucugezinho (entre Lençóis e Palmeiras) e próximo à BR-242, locais de combate às chamas existem atualmente. As chamas avançam e focos antes debelados voltaram.

“A situação está dramática, o fogo está fora do controle ainda, o incêndio se espalhou muito e tem muitas frentes ao mesmo tempo, e a gente não está conseguindo combater todas”, informou Gonçalves.

Ainda há relatos de moradores que os focos de incêndios no município de Ibicoara voltaram e brigadistas já atuam nas áreas. “O fogo voltou, tem uma equipe trabalhando lá, do Prevfogo, para evitar que o fogo avance e atinja o Parque Nacional”, disse o chefe do Parque. Já a brigada voluntária do Vale do Capão está recrutando pessoas que possam auxiliar a levar bombas com água para os brigadistas no Morro Branco, onde o fogo consome a vegetação.

O Governo do Estado intensificou as atividades de combate às chamas, realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Já temos em campo técnicos do Inema, além de 43 brigadistas e voluntários do Prevfogo e ICMBio, e 42 bombeiros, com o objetivo de debelar e monitorar os incêndios florestais na região”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, em entrevista ao A Tarde.

Segundo César Gonçalves, os brigadistas necessitam com maior urgência de coturnos (sapatos apropriados para enfrentar o fogo) e lanternas de cabeça.

As doações podem ser feitas diretamente na sede do Parque Nacional da Chapada, no município de Palmeiras. Caso não seja possível, os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone 75 3332-2310. ou e-mail parnadiamantina@gmail.com.

Você também pode gostar ...

0 Pensamentos sobre “Incêndio na Chapada Diamantina está fora de controle, diz Parque”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ITV Nordeste

No Banner to display