Brasileira mãe de jihadista quer que filho seja retirado da Síria para cumprir pena

jihad
jihad

De Mulder foi condenado à revelia a cinco anos de prisão pela Justiça belga

 

A brasileira Rosana Rodrigues, mãe do jovem Brian de Mulder, condenado pela Justiça belga por associação ao terrorismo, pediu que autoridades o busquem na Síria para que ele cumpra sua pena.

De Mulder, de 21 anos, está na Síria desde janeiro de 2013, onde acredita-se viver com a mulher e filho. Ele foi condenado à revelia nesta quarta-feira a cinco anos de prisão por integrar um grupo terrorista – o autodenominado ‘Estado Islâmico’ – e ameaça de ataques terroristas na Bélgica.

“O que eu quero é meu filho de volta, que a Justiça belga tire ele da Síria para cumprir essa pena. Mas isso eles não vão fazer”, disse em entrevista à BBC Brasil depois da leitura da sentença.

“Para mim podia ser cinco como 10 anos de prisão. Prefiro meu filho preso aqui que combatendo na Síria”.

Ele também terá que pagar uma multa de 2,5 mil euros (cerca de R$ 7,9 mil).

O jovem foi um dos 46 acusados num processo movido contra o antigo grupo extremista Sharia4Belgium. Apenas oito dos acusados estiveram presentes no julgamento, realizado na Antuérpia. Os demais estariam lutando na Síria ou já teriam morrido.

O juiz do caso considerou o grupo uma “organização terrorista” e seu líder, Fouad Belkacem, foi condenado a 12 anos de prisão por recrutar e doutrinar jovens que depois se uniriam ao ‘Estado Islâmico’.

Rosana Rodrigues considerou insuficiente a pena pronunciada contra Belkacem, a quem acusa de ter “destruído a vida” de seu filho e sua família.

“Isso é como um filme que a gente já conhece o final. Irão diminuir os anos (da pena) e (Belkacem) vai acabar solto. Mas eu perdi minha vida”, disse.

BBC

Você também pode gostar ...

0 Pensamentos sobre “Brasileira mãe de jihadista quer que filho seja retirado da Síria para cumprir pena”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ITV Nordeste

No Banner to display