Covid-19: Empresa brasileira fecha acordo para obter doses de vacina da Bharat Biotech

 Covid-19: Empresa brasileira fecha acordo para obter doses de vacina da Bharat Biotech
Compartilhe

A vacina desenvolvida contra a Covid-19 pela empresa indiana Bharat Biotech será fornecida ao Brasil. Nesta terça-feira (12), o laboratório anunciou que um acordo para enviar doses da Covaxin, como foi nomeado o imunizante, para a empresa brasileira Precisa Medicamentos. 

Ainda não foi informado o número de doses que serão fornecidos. Porém, o setor público deve ser prioridade, caso o governo federal demonstre interesse em realizar acordo. 

Caso o imunizante seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o setor privado também pode ser contemplado pelas doses, informa a Bharat. Ainda segundo o G1, a Precisa informou que a empresa indiana produz quantidades específicas para o setor público e o privado. 

Sendo assim, caso o Brasil não consuma as vacinas oferecidas ao setor privado, elas serão repassadas para venda privada em outros países.

Uma delegação da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) foi enviada, na semana passada, para tentar acordar uma compra de doses da Covaxin para o setor privado. 

A ação tem aval do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou em rede social que não criará problema para que essas clínicas comprem vacinas contra a Covid-19. Contudo, a ABCVAC afirmou não ter o que comentar sobre o assunto no momento. 

A Covaxin é produzida pelo Instituto Serum, após aprovação de uso emergencial, na Índia, que também é encarregado de fazer a vacina da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. 

Entretanto, a aprovação foi feita antes do término dos estudos de fase 3 do imunizante, o que gerou críticas da comunidade científica.

Subaé Noticias

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores